Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

3 Situações de erros nos concursos da Ebserh

há 6 anos

Os concursos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) recorrentemente avaliam de forma indevida os seus candidatos. Um dos problemas mais comuns é a avaliação da prova de títulos e experiência profissional dos participantes, que são prejudicados por itens mal redigidos no edital, critérios rigorosos que são desnecessários, entre outras questões.

Confira 3 situações de erro nos concursos da EBSERH:

Pontuação incorreta por critérios desnecessários

No exemplo abaixo, a candidata não recebeu a devida pontuação por não ter contido, na declaração enviada, a descrição pormenorizada das atividades que desenvolveu. Porém, através da justiça, foi possível mostrar que isso era desnecessário para comprovar a atuação da profissional.

Veja o entendimento do juiz:

Acontece que, de acordo com a resposta obtida em razão da interposição de recurso administrativo, as certidões/declarações apresentadas pela candidata (pág. 49/54) não teriam sido aceitas em razão de não constar a descrição das atividades desenvolvidas, nos termos exigidos nos itens acima transcritos (pág. 469/470).
Nada obstante, em que pese referida previsão legal no edital, verifico que a desconsideração dos títulos profissionais apresentados pela impetrante revela-se completamente irrazoável. Isso porque, os documentos enviados pela candidata, comprovam suficientemente que laborava como odontóloga/cirurgiã-dentista, o que faz presumir que desempenhava as atividades legalmente cometidas a esse profissional, conforme Lei Federal nº 5.081/66 (notadamente a teor do seu art. 2º), que regulamenta o exercício da Odontologia.

Diante disso, ficou decidido que o concurso deveria considerar a pontuação da candidata:

Pelo exposto, DEFIRO O PEDIDO LIMINAR para determinar que seja atribuída a pontuação correta aos títulos apresentados pela impetrante, conforme interpretação ora conferida ao caso concreto, com a devida reclassificação da candidata no concurso público em comento.

Esse é um exemplo de como o rigor do edital, com itens injustificáveis, podem prejudicar os candidatos.

Edital redigido de forma ambígua

Além disso, muitas vezes o texto redigido não é claro ou é ambíguo, o que confunde os participantes. Nesse tipo de situação, os juízes têm entendido que, em caso de dúvidas quanto à interpretação/redação de itens do edital, deve ser utilizada pela banca a interpretação mais favorável ao candidato.

Nesse sentido, segue o exemplo a seguir, em que o juiz entendeu que a ambiguidade no edital geraria duas interpretações, de forma prejudicial ao candidato.

De outra parte, a alegação de que o impetrante obteve nota zero na avaliação de títulos por não ter, apresentado o termo de posse não encontra respaldo no edital do certame, que previu a entrega da cópia autenticada do termo de posse ou cópia autenticada de declaração para comprovação da experiência profissional.
Na hipótese, o documento apresentado gera presunção iuris tantum de que o impetrante exerceu atividades inerentes à função de assistente administrativo. Tal fato leva à conclusão de que a autoridade impetrada, ao não considerar a referida documentação como título hábil, agiu em desconformidade com os critérios expostos no próprio edital que rege o certame, máxime porque a palavra “ou”, constante da letra c do subitem 10.14 supra, permite duas interpretações – uma delas, a que a cópia autenticada de declaração com menção ao período e ao serviço prestado seja autônoma em relação ao termo de posse -, devendo-se prestigiar, em caso de dúvida, a interpretação mais favorável ao candidato.

Experiência profissional não prevista no edital

Outra situação que pode atrapalhar os candidatos a enviarem a documentação correta é a ausência de informações completas, que esclareçam corretamente o que está sendo solicitado.

Como neste caso: uma enfermeira possuía dois tipos de vínculos que não estavam devidamente previstos no edital, uma vez que solicitaram apenas os vínculos de trabalhador contratado, cooperado, servidor público estatutário, trabalhador autônomo e o trabalhador estrangeiro.

Contudo, a candidata possuía experiência profissional como servidora pública contratada e essa omissão de informações prejudicou a sua classificação. Diante do indeferimento do recurso administrativo, foi possível solucionar através de uma ação judicial.

Nota-se que a justificativa da Administração Pública para não aceitar a comprovação de experiência profissional da Impetrante foi a falta da declaração prevista no item 10.16.
No entanto o documento consta nos autos, acompanhado da carteira de trabalho, contrato de trabalho e termo de rescisão a fim de comprovar o período laborado. A impetrante não pode ser prejudicada pela falta de vigilância ao apreciar os anos de experiência, devendo considerar todo o período provado, nos termos do edital, ou seja, os 3 anos completos.

Em todos os casos citados, o primeiro passo é elaborar o recurso. Porém, na maioria das vezes, há o indeferimento por parte das bancas. Nesse caso, é melhor buscar orientação jurídica, pois os seus direitos podem estar sendo violados.

Quer se informar sobre os seus direitos nos concursos? Acesse o nosso site ou entre em contato com a nossa equipe através do email caio@caiotirapaniadvogados.com.br.

  • Publicações58
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1023
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/3-situacoes-de-erros-nos-concursos-da-ebserh/621396849

Informações relacionadas

Rafael Kolonetz, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo simples - Recurso Administrativo - Prova objetiva - Resultado preliminar

Fernando Albuquerque, Advogado
Modeloshá 6 meses

Recurso contra resultado de prova de títulos

Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - APELAÇÃO EM MANDADO DE SEGURANÇA (AMS): AMS XXXXX-75.2017.4.01.3900

Filipe Martins, Delegado de Polícia
Artigoshá 10 anos

Orientações para elaboração de recursos às questões de concurso público

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 10 anos

Comprovação de títulos em concurso público não pode ser frustrada por entraves burocráticos

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quais são as fontes dessa matéria? Poderia disponibilizar de quais processos vieram tais precedentes? continuar lendo